Este blog, UM ESTÁTUA PA NHÔ ROQUE, destina-se a recordar Dr Gonçalves e à partilha de informações, ideias e sugestões acerca da edificação da estátua do Dr António Aurélio Gonçalves na Pracinha "nhô Roque".

sábado, 23 de maio de 2015

UM ESTÁTUA PA NHÔ ROQUE

Uma estátua para Nhô Roque

PUBLICADO A 22 DE MAIO DE 2015
 | NOTÍCIAS DO NORTE

DCIM102MEDIA
DCIM102MEDIA
“Uma estátua para Nhô Roque” é uma iniciativa que foi lançada oficialmente em São Vicente pela Associação Monumento a Nhô Roque, grupo de ex-alunos de Nhô Roque que quer recordar a figura “tão querida da ilha”, como diz Margarida Fragoso, da direcção da associação. Vai ser erguida na Praça Nhô Roque uma escultura de António Aurélio Gonçalves.
O acto teve lugar nos Paços do Conselho. O Embaixador Luís Fonseca, também da associação, falou da iniciativa e da pessoa que pretendem homenagear. Para Fonseca, António Aurélio Gonçalves perdura na memória de todos. “O objectivo é erguer uma estátua para uma figura que é consensualmente reconhecida como um dos gigantes da cultura cabo-verdiana”.
Além da homenagem e da lembrança, é também uma necessidade, segundo Fonseca. Para o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a ilha vai ter “uma estátua digna deste grande são-vicentino”.
Leão Lopes está entre os mentores do projecto. Valdemar Lopes, irmão de Leão Lopes apresentou o esboço da obra de arte.
Uma estátua em que Nhô Roque está sentado a ler um livro. A posição da estátua na praça é simbólica, já que marca o local onde o escritor foi atropelado, acidente que lhe custou a vida.
DCIM102MEDIA
DCIM102MEDIA
Para Valdemar  Lopes trata-se de uma escultura de enorme complexidade técnica e estética. Para a sua realização, vão ser necessárias vinte toneladas de pedra. São Vicente e São Nicolau serão os fornecedores. A escultura terá 1,90 metros de altura e 3,5 de comprimento. Além da escultura, a obra será completada com um pequeno cais que vai entrar dentro do mar cerca de dois metros.
A associação quer que todos estejam envolvidos na concessão da obra. E espera que entidades privadas e públicas, assim como pessoas individuais, possam participar e ajudar na realização da escultura de homenagem a António Aurélio Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário